Para quem não conhece esta bela cidade próxima a região metropolitana do Rio, porém com ares de interior, aqui vai uma apresentação.
Maricá é um município, situado no litoral do estado do Rio de Janeiro.
O território municipal estende-se por 362,480 km² e é dividido em quatro distritos: Maricá (sede), Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu.
O acesso ao município pode ser feito tanto pela RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), que liga o município às cidades de Niterói, São Gonçalo e Saquarema, quanto pela RJ-114, que faz a conexão com o município de Itaborái e as rodovias RJ-104 e BR-101.
O município de Maricá também é conhecido por suas propriedades rurais – chácaras e grandes fazendas –, muitas delas ricas em conteúdo histórico. O trem também já passou pela cidade – ainda hoje se encontram resquícios daquela época, como estações, trilhos, um túnel e uma ponte no bairro de Inoã, com a inscrição da Estrada de Ferro Maricá.
Estação Inicial
O município possui um aeroporto, conhecido como Aeroporto de Maricá, localizado no centro urbano.
O aeródromo de Maricá está autorizado a operar aeronaves de pequeno porte e jatos executivos leves, porém é utilizado principalmente pelas escolas de aviação civil. Com 1200m e pista asfaltada, Maricá tem um dos principais aeródromos da região estando localizado próximo à Lagoa de Araçatiba.
Maricá é rodeada por maciços costeiros. As serras principais são: Calaboca, Mato Grosso (onde se localiza o ponto mais alto do Município - o Pico da Lagoinha, com 890 metros), Lagarto, Silvado, Espraiado e Tiririca.
Maricá apresenta um grande complexo lagunar que contempla as lagoas de Maricá, Barra de Maricá, do Padre, Guarapina e Jaconé, além dos canais de Ponta Negra e de Itaipuaçu que ligam as lagoas ao mar.
Lagoa de Maricá
Lagoa de Guarapina vista do bairro de Bambuí
Um pequeno trecho da Lagoa de Guarapina visto da Rua 50 do bairro de Bambuí
Também é conhecida por suas praias oceânicas, dentre as quais destacam-se as de Jaconé, Ponta Negra, Barra de Maricá, do Francês e Itaipuaçu.
Parte da orla de Maricá, contendo as praias da Barra de Maricá, Guaratiba e Cordeirinho.
A topografia peculiar cria um ambiente propício à prática de esportes como voo livre, trekking e mountain bike, entre outros.
A Serra da Tiririca, entre Maricá e Niterói, é um parque estadual com um valioso trecho de mata atlântica.
A Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá é uma área tipicamente de restinga, localizada na costa do município. É formada pela antiga fazenda São Bento da Lagoa, a Ponta do Fundão e a Ilha Cardosa. Abriga a Comunidade Pesqueira tradicional de Zacarias, presente na área desde o século XVIII, sítios arqueológicos e o complexo ecossistema de restinga.
Serra do Tiririca
Pescadores de Zacarias
Devido a suas características geográficas, possui pontos turísticos diversificados, dos quais destacam-se: - Lagoa de Araçatiba e Boqueirão - Farol de Ponta Negra - Cachoeira do Espraiado - Rampa de Parapente (Bairro do Retiro) - Pedra do Elefante (Bairro de Itaipuaçu) - Praia da Barra de Maricá - Praia de Itaipuaçu - Fazenda de Itaocaia (Itaipuaçu).
Farol de Ponta Negra
Farol de Ponta Negra visto de cima, à esquerda a praia de Ponta Negra e ao fundo a Lagoa de Guarapina
Cachoreira do Espraiado
Cachoeira do Espraiado
Cachoeira do Espraiado
Maricá também é conhecida por ter sido por um tempo o local de estudo para o naturalista inglês Charles Darwin, autor da revolucionária teoria sobre a evolução das espécies em 1832, no qual teve um de seus primeiros contatos com a biodiversidade da Mata Atlântica. Darwin hospedou-se na fazenda Itaocaia, localizado no Parque Estadual da Serra da Tiririca, e percorreu um trecho de 2,2 quilômetros em pesquisas pela região.
“Depois de passarmos por alguns campos cultivados, entramos numa floresta cuja magnificência não podia ser superada”.
Teria comentado Darwin em seus relatos sobre a região de Maricá.
Fazenda Itaocaia
O Centro de Maricá é a região com comércio e serviços mais movimentados e diversificados do município de Maricá. Também se localiza nele a sede da prefeitura do município. Também no centro existe a Igreja Nossa Senhora do Amparo, que surgiu da velha Paróquia de Santo Antônio de Sá (atual Igreja de São José), através do alvará de 12 de janeiro de 1775, constituiu-se a atual Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.
Paróquia Nossa Senhora do Amparo.
Altar
Interior da Paróquia
Bem, Maricá tem muito mais a oferecer! Venha conhecer!
Fica a dica!
Beijos! Beijos!